Como desenvolver bons hábitos

Rodrigo Cabral
3 min readJan 18, 2022

--

Baseado em um estudo desenvolvido por Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito, qualquer hábito é formado por meio do que ele chama de Looping do Hábito. Este é formado por três principais fatores: Estímulo → Rotina → Recompensa.

Quando eu comecei a me interessar por mudança de hábitos e desenvolvimento humano, eu não conhecia esse conceito. Logo depois que li o livro, procurei aplicá-lo na construção de alguns hábitos que são importantes para mim.

Já experimentei diversos hábitos. Uns funcionaram, outros não. Hoje em dia, pratico alguns que me ajudam muito, fisiologicamente e mentalmente, e acredito que você deve ao menos experimentar algum deles na sua rotina.

Os principais são:

(1) Banho de Contraste na parte da manhã: Ligar o chuveiro quente e, depois de alguns minutos, ligar a ducha gelada. Ou, se preferir, fazer atividades físicas, deixar o corpo aquecido e entrar no banho gelado logo em seguida.

(2) Leitura: Insisto na ideia de que ler bons livros é uma das formas mais acessíveis e eficientes para aprender assuntos novos. Leio, no mínimo, 30 minutos por dia.

(3) Exercício Físico: Estipular um objetivo de fazer pelo menos 10 minutos de atividade física por dia. Pouco? Pode até ser. O mais importante é o processo de começar o exercício e ter a disciplina de fazer todos os dias. Mostra para o cérebro que aquela atividade é fundamental.

(4) Arrumar a cama: “Por que arrumar a cama sendo que vou desarrumá-la novamente?”. Esse pensamento é muito comum. No entanto, a questão não é ter a sua cama arrumada, mas começar o seu dia completando uma atividade. Recomendo que você assista o seguinte vídeo: If You Want to Change the World, Start Off by Making Your Bed.

Consistência e disciplina ajudam diretamente no desenvolvimento de novos hábitos. Alguns dias você vai querer fazer tudo, menos tomar um banho gelado e fazer exercício físico. O objetivo é ganhar de você mesmo e da sua própria mente. Quando isso acontece, tudo fica mais fácil e tende a fluir muito bem.

Eu não entro na ducha gelada todos os dias porque gosto. Eu entro porque eu sei que se eu conseguir sair da minha zona de conforto logo no início do dia, a tendência é que isso continue durante o dia todo.

Para deixar a minha ideia mais clara e tangível, quero dar um exemplo prático:

Vamos supor que você deseja criar o hábito de caminhar ou correr todos os dias. A maneira mais eficiente pra você desenvolver isso é se baseando no Looping do Hábito (Estímulo → Rotina → Recompensa).

(1) Estímulo: Deixar sua roupa e seu tênis do lado da sua cama;

(2) Rotina: Sair pra correr e liberar hormônios da felicidade;

(3) Recompensa: Sentimento de dever cumprido e a possibilidade de comer uma barra de chocolate.

Exemplo básico para você entender a lógica. Serve pra qualquer hábito que você queira criar. Se não houver um dos três elementos, o hábito não é criado.

Não tem segredo. Ótimos hábitos trazem ótimos resultados. É seu papel desenvolvê-los para colher os frutos.

--

--

Rodrigo Cabral
Rodrigo Cabral

Written by Rodrigo Cabral

0 Followers

Produtividade e Organização Pessoal. Entusiasta do ecossistema de tecnologia.

No responses yet